Como fazer uma lista de compras? Confira nossas dicas.

  • Facebook

Quando você mora sozinho(a) a ida até o mercado pode ser uma tarefa fácil, pois a única necessidade que você tem que atender é a sua. Mas para você que mora em família ou com amigos, selecionamos quatro dicas que vão facilitar esse processo.

1. Dê uma olhada na despensa

Antes de sair de casa para fazer as compras, é importante conferir o que você já tem na despensa, avaliando o que precisa ser reposto e o que não precisa.

Para isso, é importante pensar no tempo de duração das compras. Por exemplo, se a ideia é ir ao mercado semanalmente, alguns itens podem não ser incluídos nessa leva, sendo deixados para outro momento. Agora, se as compras forem mensais, pode ser necessário comprar alguns alimentos que já estejam no fim.

2. Faça uma lista para servir de base

A lista é um item fundamental para as compras, principalmente para quem deseja evitar desperdícios e economizar. Assim, ela orienta a levar apenas o necessário, evitando que, por desejos momentâneos, você extrapole o orçamento.

Para facilitar o processo, uma dica legal é: deixar a lista na porta da geladeira. Conforme os itens vão acabando, você anota e garante que nada será esquecido no momento de montá-la.

3. Considere as necessidades de cada pessoa

Às vezes na mesma casa possuem pessoas de dietas e necessidades diferentes e isso precisa ser considerado na hora das compras. Por exemplo, um pode ser vegetariano e, portanto, precisa de alimentos que compensem a falta de ingestão de proteínas, enquanto o outro não tem esse tipo de questão e, portanto, alimenta-se de produtos de origem animal.

4. Monte um cardápio semanal

Muitas vezes, precisamos dar prioridade para alguns itens na hora de fazer as compras, até mesmo para evitar desperdícios. No entanto, como definir o que é realmente importante? Uma forma é elaborar um cardápio semanal.

Você pode definir como será cada uma das refeições da semana e verificar quais são os itens necessários para aquele período, de acordo com as receitas escolhidas. Lembre-se de que, às vezes, podem ocorrer alguns desvios no cardápio, portanto, é importante ter um plano B disponível.

Saber como fazer uma lista de compras é fundamental para conseguir tornar esse momento mais tranquilo, evitando que você esqueça itens ou compre produtos a mais, gerando desperdícios. Assim, coloque as ideias em prática para simplificar esse momento!

Quer continuar por dentro de dicas interessantes? Siga nosso perfil nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *