Mostrar Aviso

Criando memórias no Dia da Família: 10 ideias de brincadeiras para curtirem juntos!

  • Facebook

Neste artigo, você terá dicas especiais sobre como se divertir em família da melhor forma. Abra sua Conti Cola e tenha uma boa leitura!

Mesmo diante de tantos compromissos, existem maneiras simples de curtir a companhia da família e criar lembranças memoráveis neste Dia Internacional da Família, e uma das opções é preparar algumas brincadeiras. Incluir jogos como uma forma de diversão não só contribui para o desenvolvimento das crianças, mas também fortalece os laços entre todos os familiares, pois promove a união, ao mesmo tempo em que tira a atenção excessiva para os eletrônicos, como celular, computador e tablet.

E pode ter certeza, as possibilidades são variadas. Além dos jogos e brincadeiras tradicionais, é possível estimular a imaginação e a criatividade para inventar novas atividades de acordo com os interesses pessoais ou os recursos disponíveis em sua casa; oque importa de verdade é o desejo genuíno desse tempo de qualidade compartilhado entre pais e filhos. Abaixo, nós listamos 10 brincadeiras que podem ser feitas entre todos os familiares em casa. Confira!

1) Acampamento na sala
Com malas prontas, lanternas em mãos e sacos de dormir preparados, é hora de embarcar na aventura do acampamento na sala! Curtir uma noite em um ambiente diferente, mesmo que seja apenas em casa, proporciona muita diversão para todos. E para as crianças, a experiência de montar uma barraca dentro de casa pode ser tão emocionante quanto acampar em um local distante. O importante é aproveitar o momento de arrumar tudo, ler histórias no escuro com lanternas e dormir juntos em colchões ou sacos de dormir.

2) Mímica
Essa é uma ótima brincadeira para animar a criançada e fazer os adultos rirem muito. Funciona assim: antes de começar, cada participante deve escrever uma palavra em um pedacinho de papel, dobrá-lo e colocá-lo em um pote. Depois de dividir os times, um dos jogadores pega um papelzinho e encena a palavra escrita com gestos e os outros participantes do time têm 1 minuto para acertar. As equipes devem alternar a vez e revezar os jogadores até que os papéis acabem.

3) Stop
Essa é uma brincadeira que simplesmente atravessa gerações. Para brincar, é bem simples: distribua papel e caneta para todos os participantes e defina categorias, como nome, cidade, país, fruta, animal, objeto e cor. Depois, sorteie uma letra e comece a preencher as categorias com as palavras que começam com a letra sorteada. Quem terminar de preencher toda a tabela, grita “stop” e todos param de escrever. Se uma palavra se repetiu entre os participantes, ela vale 5 pontos. Caso não tenha se repetido, a pontuação sobe para 10.

4) Dança da cadeira
Essa é pra todo mundo se divertir bastante! Separe algumas cadeiras de acordo com o número de pessoas da família, menos um. Os participantes devem circular em volta das cadeiras com as mãos para trás e ao som da música. Assim que a música parar, todos devem se sentar na cadeira mais próxima e, quem ficar de pé, sai do jogo, e uma cadeira deve ser retirada. Ganha quem sentar na última cadeira!

5) Batata quente
Mais uma brincadeira clássica! Para fazê-la, você pode usar uma bola pequena, um bichinho de pelúcia ou até uma batata de verdade. Funciona assim: as pessoas da família devem sentar-se em um círculo. De olhos fechados, alguém fala “batata quente, quente, quente, quente!” por um tempo indeterminado, enquanto os outros jogadores vão passando a batata de um para o outro, até que a pessoa de olhos fechados diz: “queimou!”. Quem estiver com a batata na mão sai do jogo e, quem ficar por último no jogo, pode ganhar um prêmio especial!

6) Boliche
Que tal fazer esse jogo que é tão popular no mundo todo bem aí, no conforto de sua casa? Para isso, separe dez garrafas pet com um pouco de água dentro e as coloque no chão como os pinos de boliche, num formato de triângulo. Com uma bolinha pequena, como uma de tênis, tente derrubar as garrafas. As garrafas podem ser substituídas também por algumas latinhas empilhadas. O que vale é a diversão!

7) Fui à feira
Dá pra se divertir e exercitar a memória ao mesmo tempo? Claro! Essa brincadeira funciona assim: o primeiro participante deve começar dizendo a frase e o nome de uma fruta, verdura ou legume, por exemplo “Eu fui à feira e comprei uma maçã”. A próxima pessoa repete a frase inteira dita pelo jogador anterior, e acrescenta mais um alimento, “Eu fui à feira e comprei uma maçã e uma pêra”. Assim por diante, até que a lista de compras fique longa o suficiente. Fica aí o desafio!

8) Cinema em casa
Essa é uma excelente opção para os dias chuvosos, por exemplo. Basta escolher um bom filme, estourar a pipoca, abrir uma Conti Cola gelada e curtir com a família toda embaixo do cobertor. Não tem erro, né?

9) Karaokê
Quem não gosta de cantar, não é mesmo? Esse é um dos hobbies preferidos das crianças e dos adultos. Por meio da música, é possível fazer uma competição de quem consegue ter uma maior pontuação no karaokê e, ao final, pode-se decidir quem foi o vencedor. Isso vai deixar o ambiente bem mais descontraído, da mesma forma que vai fortalecer ainda mais os vínculos afetivos entre os familiares por meio da diversão!

10) Adivinhe o que é
Esse é um jogo que também exercita nosso cérebro de maneira divertida. Ele consiste em escolher um objeto presente no local da brincadeira e dar no máximo três dicas para que os outros membros da família possam adivinhar. Exemplo: tem diversos tamanhos, pode ter desenhos ou não, é confortável – neste caso específico, a resposta seria almofada. Siga o exemplo, escolha outros objetos e divirta-se!

Gostou das dicas? Comente o que achou, reúna a família no Dia Internacional da Família, abra sua Conti Cola gelada e divirta-se ao máximo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *