Mostrar Aviso

Dia do Gamer: entenda por que o 29 de agosto existe.

  • Facebook

Todo 29 de agosto é uma data especial para nós, os gamers! E eu, como sou neta do meu , tenho pra quem puxar. Já clica aí e se inscreva no canal dele para não perder nenhum conteúdo.

Nessa data, além de ser comemorado o Dia dos Gamers, são celebrados a importância da criação, a evolução dos videogames e os benefícios que eles podem trazer para o desenvolvimento cognitivo de quem os joga.

Mas você sabe por que e quando essa data foi escolhida? Se a sua resposta for não, vem comigo porque esse post é pra você! Mas antes, pegue a sua Conti Cola geladinha e uma pipoca para acompanhar.

Foca nessa leitura, pois agora você viajará ao passado para conhecer os pais do videogame e o motivo de comemorarmos o Dia dos Gamers em 29 de agosto.

Raquetes, tênis, bombas e guerra no espaço

Há quem diga por aí que os consoles de videogame, tais quais os conhecemos, teriam tido mais de um pai. Essa história é bombástica! Continue a leitura.

Tudo começou quando, em 1958, Willy Higinbotham desenvolveu um jogo baseado em um osciloscópio; se você não sabe o que é isso, clique aqui para conhecê-lo.

Esse game simulava uma partida de tênis. Tennis for two, como foi chamado, era um verdadeiro atrativo para os futuros estudantes que visitavam o laboratório de Willy.

Ele também ficou muito conhecido por sua participação como líder da divisão de eletrônicos do Projeto Manhattan, colaborando com J. Robert Oppenheimer na criação da bomba atômica.

Esse mesmo Oppenheimer foi quem ganhou um filme recentemente, de mesmo nome, estreando nos cinemas em 20 de julho de 2023, assim como Barbie.

Porém, depois dos desastres da Segunda Guerra Mundial, ele se tornou um grande ativista na defesa do uso consciente da tecnologia nuclear, criando, com outros colegas da área, a Federação de Cientistas Americanos com o intuito de evitar a reprodução de bombas atômicas.

No entanto, alguns dizem que o primeiro jogo eletrônico da história teria surgido em 1962, com o nome de SpaceWar. Desenvolvido por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, que estudavam no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Era um jogo de batalha espacial criado para ser um forte aliado contra o tédio nas horas vagas dos estudantes do MIT, e rodava nos jurássicos computadores DEC PDP-1. Clique aqui para saber como era.

Entre caixas e cartuchos

Um outro capítulo importante no universo dos videogames aconteceu em 1968, quando Ralph Baer teve a brilhante ideia de criar um aparelho que fosse capaz de ser conectado à televisão.

Até aquele momento os jogos rodavam apenas em computadores, cujo acesso era bem restrito. Baer popularizou a brincadeira, tornando-a possível de jogar por meio da televisão, dando o nome de Brown Box ao seu projeto.

Esse console foi aprimorado e deu origem ao Odyssey, fabricado pela Magnavox em 1972. Porém, Baer não estava sozinho nessa jornada, pois Nolan Bushnell estava desenvolvendo o Atari 2600 e já tinha criado o Pong, embora não fossem amigos e trabalhassem em empresas diferentes.

Lançado em 1978 nos EUA e em 1983 no Brasil, o console de Bushnell foi um verdadeiro sucesso em vendas e acabou tornando obsoleta a invenção de Baer; o qual já tinha dado sua contribuição ao universo dos gamers.

Foi nessa época que uma série de jogos icônicos foram lançados, como Space Invaders, Pac Man e Donkey Kong. Meu vô se lembra dessa época. Não é, Vô?

Famicom, NES, Nintendinho da garotada

Em 1983, o mundo via o império da Nintendo surgir lá do outro lado do mundo. O primeiro sucesso da indústria japonesa de games foi o console de 8 bits, o Famicom ou Family Computer.

Posteriormente rebatizado de Nintendo Entertainment System (NES), mas chamado carinhosamente pelos brasileiros de Nintendinho, foi o responsável por salvar a vida dos gamers, já que o mercado de videogames enfrentava um período difícil.

O Nintendinho e seus sucessores trouxeram para a rotina dos brasileirinhos jogos divertidos de plataforma, como Super Mario Bros. e The Legend Of Zelda. Conheça, clicando aqui, alguns jogos desse console que fizeram sucesso no mundo todo.

O 29 de agosto

Nesse dia comemoram-se Odyssey, Atari, Nintendinho, Sega, Super Nintendo, PlayStation, Xbox, entre outros tantos consoles que fizeram parte da vida de muita gente.

De 1958 pra cá muita coisa mudou, não é mesmo? Atualmente, estamos vivendo na nona geração de videogames! No dia a dia, consoles e pc gamers disputam espaço, mas a verdade é que, se a gente pudesse, teria todos! Você concorda?

Sem todos esses inventores e visionários, jamais poderíamos ser chamados de gamers. Portanto, é claro que merecíamos ter um dia só nosso.

Foi pensando assim que um grupo de revistas especializadas em videogames decidiu criar uma data para celebrar os amantes dos games e informar os benefícios dos jogos eletrônicos.

O 29 de agosto surge então na Espanha em 2008 e se tornou oficial, entrando até mesmo para o calendário oficial internacional.

Dizem que essa data foi escolhida em homenagem à inauguração da Eletronic Entertainment Expo, a famosa E3, em 29 de agosto de 1995, uma das maiores feiras de videogames do mundo.

Nos EUA, o gamer é um indivíduo tão especial que tem duas datas só para ele. São os dias 8 de julho e 12 de setembro. David Earle, presidente do Kid Video Warriors, foi quem estabeleceu essa primeira data em 1991, que foi alterada para 12 de setembro em 1997.

Seja lá qual for a data que você escolher para comemorar, não se esqueça de mim! Quem diria que aquela tela quadrada, cheia de pixels desajeitados, poderia se transformar no incrível universo dos videogames que conhecemos hoje?

Os pixels podem ter mudado, mas a magia e a diversão estão mais fortes do que nunca. Falando em nostalgia, vocês já estão seguindo o canal do meu Vô? Acesse e conheça tudo o que você precisa saber sobre games.

Nos vemos no próximo post ou na próxima partida? Você decide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *