Mostrar Aviso

Dia do Hambúrguer: conheça a origem desse queridinho!

  • Facebook

Neste artigo, você irá conhecer a história e os tipos do Hambúrguer, um prato que é paixão mundial e perfeito para combinar com sua Conti Cola bem gelada. Confira!

Antes de tudo, vale a pena definirmos o que é um verdadeiro hambúrguer: um sanduíche feito de carne moída temperada e moldada em formato circular. Esses pequenos bifes arredondados são colocados dentro de duas fatias de pão do mesmo formato, acompanhado de outros ingredientes. E para saboreá-lo, nada melhor do que uma Conti Cola gelada acompanhando, é claro. Mas e a história desse sabor?

Bom, a verdade é que a origem correta do hambúrguer é desconhecida até hoje, mas existem pistas sugerindo que ele tenha surgido em Hamburgo, na Alemanha, no século XIX, por meio de marinheiros alemães que viajavam pelo mundo levavam consigo a ideia de um sanduíche de carne picada, semelhante ao bife tártaro.

Também existe a história de que, a partir do século XIII, alguns guerreiros da Mongólia amaciavam pedaços de carne sob suas celas e os comiam durante suas jornadas – assim, a peça virava uma pasta que logo depois era moldada em forma de bolas achatadas. Contudo, foi nos Estados Unidos que essa delícia ganhou popularidade e se tornou um símbolo da comida rápida.

O que sabemos de fato é que a criação do hambúrguer moderno, com pão, carne, queijo e outros complementos, é creditada ao imigrante dinamarquês Louis Lassen, que era dono de uma lanchonete em Connecticut, nos EUA. A história contada é que no ano de 1900, ele preparou um bife de carne moída grelhado entre duas fatias de pão para atender a um cliente com pressa que buscava uma refeição rápida. Este sanduíche foi então nomeado como “hambúrguer” e gradualmente ganhou popularidade ao longo dos anos.

O Dia Mundial do Hambúrguer, que celebramos no dia 28 de maio, é uma data escolhida em homenagem à Feira Mundial de Saint Louis, também nos EUA, que foi realizada em 1904. Ali, o hambúrguer foi oficialmente apresentado ao público pela primeira vez, marcando o início de sua trajetória rumo à popularidade. A partir da exposição na Feira de Saint Louis, o hambúrguer passou a ser reconhecido como uma opção alimentar para compra, compartilhamento entre amigos e até mesmo para fins comerciais.

Aqui no Brasil, celebramos o Dia do Hambúrguer na mesma data do calendário internacional. A chegada desta delícia ao país ocorreu somente em 1952, quando o norte-americano Robert Falkenburg inaugurou a primeira lanchonete que servia esse prato no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, surgiram mais lanchonetes e uma variedade de sabores foi introduzida nos cardápios brasileiros.

À medida que os consumidores desenvolvem um paladar mais refinado, o hambúrguer transcende sua reputação de fast-food simples para abraçar variedades distintas, incluindo opções gourmet, criativas e saudáveis. Veja abaixo os principais tipos de hambúrguer que são encontrados em todo o mundo:

Hambúrguer tradicional
Esse é aquele hambúrguer de composição simples e que todo mundo consegue fazer em casa, com pão, carne, molho, queijo e salada. A principal característica desse tipo de hambúrguer é ter um sabor quase neutro, além de ser uma opção mais barata. Geralmente, é uma boa alternativa para as pessoas que querem comer um sabor tradicional e simples, mas não pretendem saborear um hambúrguer mais recheado.

Hambúrguer artesanal
Mais do que um hambúrguer tradicional, que é feito apenas com a carne moída e modelada, este é preparado de forma manual e com ingredientes frescos e selecionados. Ele é elaborado com receitas exclusivas, podendo conter elementos como carnes premium, condimentos, ervas, e especiarias, entre outros ingredientes. Em contraste com o hambúrguer industrializado, fabricado em grande escala e potencialmente contendo conservantes e aditivos químicos, o hambúrguer artesanal é meticulosamente preparado com ingredientes frescos e naturais, refletindo um processo cuidadoso e artesanal.

Hambúrguer gourmet
Esta versão do hambúrguer clássico oferece uma abordagem mais sofisticada e elaborada. Tipicamente confeccionado com ingredientes premium e carnes selecionadas, além de acompanhamentos distintos, este tipo pode ser criado com uma variedade de cortes de carne, como fraldinha, picanha, costela e bacon, entre outros. A carne é geralmente moída no momento, assegurando uma textura e um sabor mais frescos e intensos. Além disso, o sanduíche pode ser complementado com uma variedade de ingredientes adicionais, como queijos gourmet, molhos artesanais, cebolas caramelizadas, cogumelos e tomates frescos.

Hambúrguer vegetariano
Mesmo sendo feito com base na carne, os vegetarianos também podem curtir o sabor dessa delícia à sua própria maneira. Sua composição envolve uma variedade de ingredientes, como legumes, grãos, proteína de soja e cogumelos, entre outros, e, embora haja diversas receitas disponíveis, é comum que eles sejam preparados com uma base de legumes, como abobrinha, cenoura, beterraba e berinjela, ou ainda com grãos como feijão, lentilha e quinoa. Vale lembrar que o hambúrguer vegetariano pode conter outros ingredientes de origem animal, como laticínios e ovos; já o hambúrguer vegano não possui nenhum ingrediente de origem animal e pode ser feito com milho, batata, proteína texturizada de soja, tofu, cereais ou leguminosas.

E aí, depois de saber tudo sobre o hambúrguer, bateu aquela vontade de preparar um? Temos certeza que sim! E para isso, você sabe que uma Conti Cola gelada acompanha muito bem. Monte seu burguer e bom apetite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *