Jogos criativos: 4 opções para estimular a criatividade

  • Facebook

Jogar videogames já deixou de ser apenas um hobby para se tornar uma atividade que traz diversos benefícios. Aprender inglês, melhorar o reflexo, desenvolver técnicas de soluções de problemas e várias outras habilidades.

Se você gosta de explorar sua criatividade enquanto se diverte, continue a leitura para conhecer nossa lista com 4 jogos criativos. Vamos lá?

1. Minecraft

É impossível falar de jogos criativos sem citar o maior deles, né? Minecraft é um dos mais aclamados games de toda a história, com uma comunidade com milhões de pessoas ao redor do mundo e versões para praticamente todas as plataformas atuais.

Trata-se de um jogo em três dimensões no qual você e seus amigos coletam materiais para construir equipamentos e estruturas que são utilizadas para derrotar monstros e explorar o vasto universo do game. Como há centenas de itens disponíveis que podem ser moldados livremente, não há limites para o que pode ser feito.

Os cubos representam tudo nesse mundo, e é com eles que você e os outros jogadores colocarão sua criatividade à prova. Construa desde simples cabanas até reinos baseados em grandes obras, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e muito mais. Vale a pena conferir.

2. Terraria

Bastante similar ao seu primo mais famoso citado no tópico anterior, Terraria tem basicamente a mesma pegada, mas em um universo 2D, estilizado em pixel-art, com elementos mais voltados para o RPG. Nele, os jogadores têm o foco de coletar recursos para avançar nos desafios propostos pelo game.

Terraria conta com uma quantidade enorme de materiais — assim como em Minecraft — que podem ser estruturados para formar todo tipo de construção que se possa imaginar. Com essa gama de possibilidades, ele aumenta a capacidade de resolução de problemas do jogador e, de quebra, propõe métodos criativos para explorar esse jogo.

3. SimCity

Se minerar recursos não é a sua praia e você gosta mesmo é de planejar e administrar grandes cidades, SimCity é feito para você. Consiste em um clássico dos jogos de PC desde a sua primeira versão, lançada no distante ano de 1989.

Sem dúvida, um dos melhores jogos criativos, SimCity permite que você construa uma cidade e a administre para garantir que a população consiga viver de maneira próspera e feliz. Parece algo fácil, mas é muito mais complicado do que parece.

Balancear a felicidade da população em meio à necessidade de desenvolver a indústria, por exemplo, é uma tarefa que certamente vai explorar todo o seu potencial criativo. Já imaginou atender às necessidades médicas, educacionais, de transporte, lazer, saneamento, sustentabilidade e muitos outros aspectos de milhões de pessoas? Pois é. Fica aí o desafio.

4. Plants vs. Zombies

É muito provável que você nunca tenha pensado em plantar flores no seu jardim para combater zumbis, certo? É exatamente por isso que existe Plants vs. Zombies, um dos jogos criativos mais diferentes que existem por aí — sem a menor dúvida.

Nele, o jogador é responsável por evitar que uma horda de zumbis destrua todo o seu jardim, e isso é feito com a distribuição de plantas que têm habilidades especiais suficientes para derrotar esses monstros, mas nada é tão simples assim.

Cada planta — e cada zumbi — tem poderes que ocupam funções diferentes no cenário e se tornam mais complexas a toda partida. Isso exige uma grande capacidade criativa do jogador, afinal, toda fase tem desafios novos, beirando o impossível.

Esses foram os 4 principais jogos criativos que você precisa experimentar para explorar melhor as suas características relacionadas à criatividade. Porém, existem outros títulos que devem ser citados, como Lego World, Little Big Planet, Super Mario Maker, Dragon Quest Builders, Scribblenauts e Portal. Vale a pena conhecer cada um deles e descobrir até onde você pode chegar.

Por fim, nada melhor do que jogar com os amigos, né? Então, compartilhe a nossa lista em suas redes sociais e convide seus parceiros e parceiras para explorar a criatividade com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *