Mostrar Aviso

Como montar um jardim para crianças em casa?

  • Facebook

Quem não se lembra da atividade do feijãozinho que fazíamos nas escolas? Essa é uma das formas de mostrar a sustentabilidade para as crianças. Além dela, uma boa dica é criar pequenos jardins em casa, como uma hortinha, para que a criança vá aprendendo mais sobre as plantas e hortaliças em geral. Além de estimular a alimentação saudável, ter uma horta em casa proporciona momentos entre família. Nós, da Conti Cola, separamos dicas de como montar uma horta ou jardim em casa – confira também os benefícios que essa prática dá aos pequenos!

Como fazer um jardim?

A dica é você conseguir criar um espaço para descobrir novas experiências na infância para as crianças. Com um jardim, é possível incentivar o sentimento de responsabilidade, autonomia e cuidado.

Tenha os materiais necessários:

Pedaços de madeira para a limitação do jardim;
Plantas à sua escolha;
Ferramentas específicas para você e para criança;
Regadores;
Itens para decoração, entre outros.

Escolha o espaço e plante

Na hora de montar o jardim para a criança, é importante que ela faça parte de todas as etapas desse processo, ajudando desde a preparação do solo até a escolha das mudas. Dê uma boa olhada em todas as áreas livres da sua casa e escolha o melhor lugar ao ar livre. Lembre-se de que jardins precisam de sol, água e proteção para que ele dê bons frutos. Depois de realizar as plantações e conforme as primeiras mudam comecem a nascer, permita que as crianças experimentem as texturas, formas e sensações, explicando mais sobre as plantas e o jardim. Com certeza esse será um momento muito importante entre vocês!

E quais são os benefícios?

A horta contém alimentos, seja frutas, legumes ou hortaliças e isso faz com os pequenos tenham contato com a origem de cada ingrediente, além de ser muito mais saudável pois não contém agrotóxico.

O hábito de pedir para a criança regar as plantas criará nela mais responsabilidade e mais cuidado com a natureza, além de é claro melhorar a motricidade dela. Ela aprenderá que cada plantinha tem seu tempo de crescimento e trabalhará a ansiedade, sabendo esperar com mais facilidade.

Não se esqueça de registrar esse momento em família ou amigos! Aproveite e envie esse conteúdo para quem precisa curtir essa experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *