Mostrar Aviso

Confira 4 técnicas para aprender um novo idioma com mais facilidade

  • Facebook

Aprender um novo idioma pode ser essencial para diversas situações: desde entender sua música ou filme favorito, até dar um gás no seu currículo. Afinal, com a globalização e a conectividade, fica mais fácil encontrar uma oportunidade de trabalho em outro país. Porém, nesse contexto, o domínio de um idioma estrangeiro é fundamental.

Sabemos que não é fácil atingir esse objetivo. Muitas vezes, devido a algumas regrinhas gramaticais que cada língua tem, o novo aluno acaba desistindo antes de ter aprendido os cumprimentos básicos.

Importante lembrar que cada um tem um tempo e um processo. Seja fazendo aulas ou estudando sozinho, não tente apressar as coisas e não deixe de praticar! 

Confira algumas dicas que podem complementar seus estudos e dar um empurrãozinho que você precisa para aprender um novo idioma com mais facilidade. 

1. Use aplicativos

Aplicativos são formas modernas e eficazes para aprender um novo idioma. O maior ponto positivo é a possibilidade de poder usar e estudar a nova língua em qualquer lugar. Basta ter acesso à internet.

Para quem tem uma vida mais corrida, com trabalho e faculdade, o uso de um aplicativo é excelente, pois permite um aprendizado flexível que se encaixe nos intervalos ou períodos de deslocamento.

Alguns aplicativos permitem a conexão com outros praticantes, inclusive com nativos da língua que você está aprendendo. Aqui vão algumas sugestões para você experimentar: Duolingo, Voxy, Babbel, AnkiApp e Busuu.

2. Acompanhe influencers nativos

Também é possível praticar e aprender outra língua seguindo pessoas nativas de outros países. Eles podem ser influentes nas redes sociais ou pessoas “comuns” com as quais você tem gostos parecidos.

Acompanhar influenciadores nativos permite o aprendizado de palavras e de objetos do cotidiano, além de comidas, bebidas e lugares. Se você interagir e for respondido, melhor ainda. E, caso seja corrigido por alguém com relação à sua escrita ou fala, use essa situação como aprendizado!

Aqui vão algumas sugestões para você conhecer: Japanese Pod 101, Rachel’s English, Daniela Bos, French Pod 101 e Get Germanized.

3. Veja filmes e séries

Com a internet e suas infinitas possibilidades de entretenimento, que tal ver filmes e séries na língua que você está tentando aprender? Se ainda está no nível básico ou intermediário, é ideal colocar legendas e seguir acompanhando, além de unir ao estudo com outro método. Assim, é possível fixar mais as palavras, as construções de frases e as expressões.

Ver séries e filmes para se aperfeiçoar em outro idioma promove uma etapa importante do aprendizado, chamada listening, que representa a escuta e compreensão de algum conteúdo.

4. Traduza letras de músicas

Uma das melhores formas de praticar o listening, sobre o qual falamos na dica anterior, é gravar palavras e expressões por meio da tradução manual de letras de músicas. Para isso, procure uma lista de artistas mais ouvidos no país da língua que deseja aprender, pegue um dicionário (pode ser papel ou online) e mãos à obra!

Nada de trapacear e ver a tradução já pronta na internet. O processo de traduzir letras de músicas linha por linha é o que fará você aprender e gravar melhor no cérebro a construção de frases, os tempos verbais, as estruturas usadas e os significados de expressões.

Segundo a neurociência, para adquirir um novo idioma mais rápido, é mais efetivo aprender de acordo com as necessidades do seu cotidiano e com os seus interesses pessoais.

Assim, insira nossas dicas na sua rotina para aprender um novo idioma: por exemplo, procure traduzir frases que usa no dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou convívio com amigos e familiares, e siga influencers que falem de assuntos dos quais você gosta.

Aproveitando que uma das nossas dicas era seguir pessoas nas redes sociais, siga a Conti Cola também. Estamos no Facebook e no Instagram.

 

One answer

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *