Mostrar Aviso

Confira 7 opções de esportes que ajudam no desenvolvimento das crianças!

  • Facebook

Ao menos uma vez na vida nós já praticamos algum tipo de esporte quando criança, não é mesmo? Isso traz vários benefícios, tanto físicos quanto sociais. De acordo com alguns especialistas, a idade ideal de introduzir as crianças nos esportes é a de seis anos. Porém, isso não impede de se iniciar mais cedo, como por exemplo, colocar um bebê na natação para que ele vá aprendendo a respiração. Que tal abrir uma Conti Cola geladinha para ler o texto completo?

Natação

A natação, além de ser um esporte completo que trabalha a parte motora e a respiratória, também ajuda na memória, melhora o sono, o apetite, auxilia na flexibilidade e no desenvolvimento da noção de tempo e espaço, quando se está dentro da piscina. Os bebês podem iniciar com seis meses de idade e as crianças a partir dos cinco anos podem competir em torneios.

Futebol e Futsal

O esporte mais amado por nós brasileiros, o futebol ou futsal, é ótimo para locomoção, coordenação, domínio com a bola e equilíbrio. Afinal, quem nunca tentou fazer uma embaixadinha como o Neymar ou Ronaldo? Essas atividades aceleram o metabolismo e mantêm a saúde cardiovascular e respiratória. As crianças podem ser iniciadas a partir de cinco anos.

Vôlei

Outro esporte em que o Brasil arrasa nas quadras é o vôlei. Um esporte, em grupo, que pode ser iniciado com cerca de sete anos. Proporcionando equilíbrio, movimentos rápidos em pouquíssimo tempo, o esporte ajuda na parte cognitiva por meio da necessidade de concentração e do entendimento das regras.

Handebol

Apontado como um dos mais praticados nas escolas do país, o handebol é apto para crianças a partir dos oito anos. Ele auxilia na coordenação motora, melhora a respiração e tonifica a musculatura, além de se trabalhar em grupo, assim como nos outros esportes aqui citados.

Basquete

O esporte pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em ginásios, e sua vantagem é que, se o clima fechar, a prática não será afetada. Ele pode ser iniciado aos seis anos de idade – aqui no blog da Conti Cola temos um texto que fala sobre o basquete para crianças, que traz mais detalhes sobre os seus benefícios.

Lutas

As lutas também são atividades importantes para os pequenos, sejam elas: karatê, judô, capoeira, jiu-jitsu, muay thai, boxe, kung fu. Esse tipo de esporte melhora suas habilidades motoras e os reflexos. É uma forma de descarregar as energias que ficam acumuladas na criançada, aumenta a concentração, desenvolve a velocidade, o equilíbrio e a disciplina. A modalidade é recomendada a partir dos quatro anos.

Danças

Seja ballet clássico, break, street dance, frevo, samba, sapateado, zumba, dança africana, entre outros tipos de dança. A criança pode escolher qual ela quer fazer para conhecer, além do mais, no caso de danças típicas, a criançada pode aprender o contexto histórico de cada uma delas. Assim, além de todos os benefícios que a dança lhes traz, recebem o conhecimento para um amante das artes.

Leve sua criança para conhecer algum desses esportes de pertinho para que ela possa escolher qual quer praticar e desenvolver nela a curiosidade de testar coisas novas, com a mesma bravura que ela tem de iniciar uma fase nova no vídeo game. Com os esportes podemos proporcionar a essa nova geração uma vida mais saudável.

E aí gostou das dicas dos esportes? Conte-nos nos comentários, e siga as nossas redes sociais para não perder nenhuma dica da Conti Cola!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *