Mostrar Aviso

Conheça um pouco sobre a história do Universo Geek!

  • Facebook

Neste mês de maio, no dia 25, celebramos o Dia da Toalha, uma data totalmente ligada a cultura Geek, que está ganhando cada vez mais adeptos. Sabemos muito bem as características das pessoas dessa tribo, o que curtem e o que consomem, mas não são todos que procuram saber suas origens. Que tal conferir essa história? Pegue sua Conti Cola gelada e confira!

De Nerd para Geek

As pessoas que eram aficionadas por tecnologia, games, RPG, ficção científica nos anos 80 e 90 eram consideradas “nerds”, um termo que hoje é problemático e já pouco ou nunca usado. Isso porque a figura do nerd é associada a pessoas que são estudiosas e tímidas, sem vida social. Porém, a partir dos anos 2000, a difusão das tecnologias e a popularização de algumas franquias popularizaram a então cultura nerd. Assim, a comunidade ganhou força e passaram a se denominar “geeks”, passando a lançar tendências. Fãs da cultura geek também gostam de temas relacionados à tecnologia e ao entretenimento, tornando-se estudiosos sobre os assuntos.

Dia da Toalha

O Dia da Toalha nada mais é que uma data em homenagem a cultura geek. Ela foi criada em 2001, com o intuito de homenagear Douglas Adams, autor do livro de ficção científica “Guia do Mochileiro das Galáxias”, ícone da cultura geek, que morreu em 11 de maio de 2001. Desde então, convencionou-se chamar o 25 de maio de Dia da Cultura Geek. Outro motivo é que, na Espanha, nesse mesmo dia, em 1977, estreou “Star Wars: Episódio IV – Uma nova esperança”, outro símbolo da cultura geek.

Evolução e interesses

Histórias em quadrinho, filmes, livros, animes e tecnologia – nós estamos vivendo a era geek! Nessa evolução que tivemos dos nerds para os geeks, a mudança foi no estilo de vida mais descolado, agora sendo bem-vistos pela sociedade. Hoje em dia, o Geek é um estilo que caracteriza pessoas super antenadas em novidades tecnológicas e em cultura pop no geral. Veja algumas características e interesses:

Games: eles sabem tudo do assunto, adoram se envolver principalmente na criação e desenvolvimento desses jogos, mas não são muito seletivos, curtem até jogos de tabuleiros;

Animes e mangás: são histórias de origem japonesa. O anime é o nome dado às animações originadas no Japão, como series animadas ou filmes. O mangá é uma história em quadrinho japonesa lida de trás para frente., produzido em papéis de jornal e impresso em preto e branco. Quem é geek sabe diferenciar perfeitamente um do outro e não perde um lançamento;

Séries e cultura pop: a maioria é fascinado e pode passar horas fazendo maratona de seus filmes e séries favoritos, mergulhando realmente de cabeça nesse universo e virando fãs de carteirinha de seus personagens prediletos;

Música: quem ama música também faz parte do universo Geek! As tribos mais frequentadas nessa categoria e que estão em grande ascensão atualmente são o K-Pop e o Indie. Mas outros estilos continuam na moda, como o rock, o pop, o reggae, o dance eletrônico, entre vários outros;

Cosplay: essa é uma nova tendência considerada um hobby, em que os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa. Normalmente o cosplay está relacionado com personagens de games, animes e mangás, porém, pode ser qualquer personagem da cultura pop. Normalmente, os cosplayers são fãs dos personagens que representam as respectivas séries, filmes, games ou desenhos a que este personagem pertence.

E aí, gostou de saber mais sobre a história da Cultura Geek? Escreva nos comentários, compartilhe este conteúdo com os amigos e lembre-se sempre: seja qual for seu estilo ou jeito de ser dentro do universo Geek, uma Conti Cola geladinha é sempre pra você. Aproveite ao máximo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *