Mostrar Aviso

Cosplay: A Arte de se Transformar em Personagens

  • Facebook

Você conhece a origem do Cosplay? Seja você um cosplayer ou não, esse artigo é pra você!

Em 1939, quando Forrest J. Ackerman e Myrtle Rebecca Nolan apareceram na I World Science Fiction Convention (conhecida como Worldcon), em Nova Iorque, não imaginavam que estavam criando uma nova forma de se fantasiar.

Não passava pela cabeça deles que, no ano seguinte, um grupo de pessoas inspiradas por eles iria fantasiar-se de seus personagens preferidos, na segunda edição do Worldcon, e que essa prática se tornaria moda nos anos 80, fazendo sucesso até hoje no mundo inteirinho!

Neste artigo você vai saber tudo que precisa sobre a arte de se transformar em seus personagens favoritos e ficar mais por dentro do universo geek.

Diga-me qual o seu personagem preferido…

… que eu te direi que tipo de cosplayer é você! Você já fez cosplay de algum personagem que você adora? Se ainda não, aqui você vai encontrar alguns filmes que podem te ajudar a escolher um.

Mas afinal o que significa essa palavrinha: cosplay? O termo inglês é a união de duas palavras: costume – fantasia, e roleplay – interpretação de um papel.

Porém, a prática do cosplay antes de receber esse apelido, já teve outros nomes, como costuming, fan costuming ou masquerade.

A palavra cosplay, ou kosupure, foi criada em 1984, quando Nobuyuki Takahashi voltou de viagem dos Estados Unidos. Depois de visitar a Worldcon e ver todos aqueles fãs de ficção científica fantasiados de seus personagens preferidos.

A partir daí o cosplay pegou em todo o mundo! A sua popularidade cresceu ao longo dos anos, especialmente no Japão, onde se tornou um fenômeno cultural.

No Brasil, o cosplay ganhou muitos adeptos. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, dos otakus na Praça da Liberdade, na cidade de São Paulo? Inclusive, há um site dedicado aos cosplayers brasileiros, confira aqui.

Tudo começou…

… lá em 1939, na primeira Worldcon. Dois amigos, Forrest e Myrtle, resolveram aparecer vestidos com o que eles chamaram de future costume, baseado na arte de uma revista pulp e no filme Things to come, de 1936.

Há relatos que afirmam que as fantasias que eles estavam usando na convenção foram projetadas e criadas pela própria Myrtle. E isso influenciou muito a prática que conhecemos hoje por DIY – Do It Yourself ou Faça Você Mesmo em português.

Muitos amantes desta arte adoram fazer suas próprias fantasias e até se especializam em cursos de corte e costura para alcançar a perfeição! Foi então, a partir da aparição deles nessa convenção, que o cosplay tornou-se uma prática usual.

Cada vez mais pessoas começaram a se fantasiar e, não só isso, também imitavam toda a personalidade dos personagens que estavam caracterizados.

Hora de morfar!

A arte de fazer o cosplay não é apenas colocar uma fantasia e ficar parecido com personagens do mundo dos quadrinhos, mangás, filmes e livros. O cosplay é sobretudo uma forma de expressão!

O cosplayer realiza uma performance, assumindo todos os trejeitos de um personagem, interpretando-o sem sair da persona que resolveu caracterizar.

Hoje em dia, além de existirem competições para avaliar as fantasias e as performances, os cosplayers puderam criar uma comunidade muito forte para compartilhar essa arte de transformação.

Por ser destaque e fazer parte da cultura geek e otaku, atualmente há lojas especializadas que atendem esses públicos.

No Brasil a tendência do cosplay, desde os anos 80 está sempre em crescimento! E os fãs dedicam-se bastante para os eventos, como a Comic Con Experience – CCXP, Anime Friends, Anime Summit, Pixel Show, Brasil Game Show, entre outros!

Mas agora que já sabemos um pouco sobre essa arte de se transformar incrível, o que acha de nos fantasiarmos juntos? Abra uma Conti Cola geladinha, chame os amigos e vamos combinar as customizações!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *