Mostrar Aviso

Jogos de tabuleiro: conheça alguns dos mais jogados pelo mundo todo!

  • Facebook
Você aí é do tipo que não recusa um dia de jogatina com os amigos? Então, esse post é pra você!

Os jogos de tabuleiro que tanto fazem sucesso entre os grupos de amigos não são uma invenção recente! Sua criação remonta os anos das primeiras civilizações, por volta de 5.000 a.C.

Neste post você vai saber tudo o que precisa saber sobre jogos de tabuleiros. Além disso, vou listar 10 títulos que você precisa conhecer, comprar e se divertir com a sua galera!

Já pega aí uma latinha de Conti Cola geladinha e continue a leitura!

Do tempo das pirâmides para a sua mesa!

Antigamente chamados de “jogos de passagem da alma”, os jogos de tabuleiro eram enterrados com os mortos, pois as civilizações do antigo Egito e da Mesopotâmia acreditavam que seus antepassados poderiam se divertir e escapar do tédio durante o pós-vida.

Embora os historiadores não consigam atribuir a uma pessoa a criação dos jogos de tabuleiro, afirmam que o mais antigo chama-se Mancala, que é de origem africana e possui um viés matemático.

E, claro, com o passar dos anos, esses jogos foram sendo adaptados até chegarem aos modelos que conhecemos hoje. E cada civilização foi criando modelos com regras que fizessem sentido dentro de seu contexto cultural.

Na Índia, por exemplo, criou-se o precursor do jogo de xadrez que conhecemos hoje. Já os Incas criaram o jogo de damas e no Brasil encontraram um jogo de estratégia entre os nativos das nações Bororo, Manchineri e Guaranis, conhecido por Jogo da Onça ou Adugo.

Com o passar do tempo, os jogos de tabuleiro foram se popularizando e quanto mais se espalhavam pelo mundo, mais tipos foram surgindo. E hoje, pode-se afirmar que eles são divididos em duas gerações.

Na primeira geração tivemos jogos de tabuleiro de: estratégias abstratos e de eliminação, como Damas; alinhamento, como o Jogo da Velha; conta e captura, como o Mancala; adivinhação, como o Batalha Naval; fantasia, como o Shadows over Camelot; entre outros.

Já na segunda geração, os jogos de tabuleiro vão se destacar mais ainda por conta da internet e possuem como características as seguintes: partidas rápidas, interação maior entre os jogadores; regras mais fáceis; poder de decisão mais amplo ao jogador, entre outros.

Eles se dividem entre as categorias: eurogames, que são jogos com regras simples, mas bastante estratégias, originados na Alemanha e espalhados pela Europa, como o Catan; jogos de guerra, que simulam táticas de batalha, como o War; jogos de cartas, como o Dixit; e os jogos de estilo norte americano, com regras complexas e extensos manuais, como Detetive ou D&D.

10 jogos de tabuleiro que você precisa conhecer:

01. Scrabble

Inventado em 1938, durante a Grande Depressão nos Estados Unidos da América, por Alfred Mosher Butts, recebeu outros nomes antes de ser conhecido pelo o atual. É conhecido no Brasil como Palavras Cruzadas, nele ganha mais pontos quem tiver a capacidade de formar palavras complexas. Confira aqui as regras e as novas versões do jogo.

02. Perfil

A primeira edição desse jogo de tabuleiro foi lançada em 1988, pela fabricante de brinquedos Grow, que buscou inspiração no antigo 20 Questions, que fez muito sucesso em 1985. Ele é um jogo de sorte e conhecimentos gerais, muito bom para passar o tempo com os amigos, confira aqui.

03. War

O War foi criado na França, em 1957, e recebeu primeiramente o nome de La conquête du monde – A Conquista do Mundo e depois Risk. Porém a versão que conhecemos hoje, foi ideia do paulistano Gerald Reiss, que em 1972 o batizou de War. E o queridinho de muita gente é basicamente um jogo de tabuleiro no qual você pode sim conquistar o mundo! E hoje há diversas versões de War. Mas e aí o que acha de conquistarmos juntos?

04. Banco Imobiliário

A versão lançada pela Estrela é uma variação do jogo Monopoly e consiste na compra e venda de propriedades. Vence o jogo quem não for à falência e o jogador que tiver mais imóveis comprados. Confira mais sobre ele aqui.

05. Dixit

Criado por Jean-Louis Roubira, Dixit é um jogo de cartas, no qual os jogadores recebem um número de cartas e um deles sugere características de uma de suas cartas e possibilitando que cada adversário selecione uma das suas que se encaixe com a descrição dada por ele. É um jogo que exige muito da criatividade, confira mais sobre ele aqui.

06. Jogo da Vida

Desenvolvido na versão que conhecemos na década de 1970 pela Hasbro e trazido ao Brasil pela Estrela em 1986, o Jogo da Vida foi baseado num popular jogo estadunidense criado por Milton Bradley. A roleta dita as situações que os jogadores devem enfrentar na trajetória de suas vidas. Confira a versão retrô do jogo aqui.

07. Munchkin Dungeon

Este jogo super divertido foi trazido ao Brasil pela Galápagos Jogos, a qual atua no mercado de jogos de tabuleiros mais contemporâneos e também da modalidade RPG. O Munchkin Dungeon é uma variação do Muchkin tradicional. E o objetivo principal deste jogo é ficar famoso!

08. O senhor dos anéis, Jornadas na Terra Média:

Criado a partir da obra de J. R. R. Tolkien, Jornadas na Terra Média é um jogo de tabuleiro, no qual você desenvolve o papel de personagens do livro, ou também poderá viver sua própria aventura. Confira melhor aqui.

09. Star Wars Rebellion

É o jogo de tabuleiro para os amantes de Star Wars, nele você poderá vivenciar uma guerra civil galáctica, comandando o Império Galáctico ou a Aliança Rebelde. São mais de 150 miniaturas e dois tabuleiros que trazem toda a atmosfera dos filmes de George Lucas. O que acha de jogarmos juntos? Clique aqui e veja o que acha.

10. UNO

Não é bem um jogo de tabuleiro, mas quem é que não curte este jogo que pode criar alianças e destruir amizades? Você sabia que o UNO já tem 52 anos? E ele é fruto de uma briga entre pai e filho! Passavam horas jogando “Oito Maluco” e descobriram um jeito de melhorá-lo, mudando algumas regras. Criaram um novo baralho todo colorido, esse que é tão conhecido pelos fãs, e decidiram colocar para vender na barbearia da família. Logo, o jogo se popularizou, chegando até nós.

Mas e aí, qual é o seu jogo de tabuleiro preferido? Escolha um desses que eu trouxe para você, abra uma latinha geladinha de Conti Cola, e vamos jogar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *