Mostrar Aviso

Dia do Amigo: curiosidades e informações sobre a data!

dia do amigo: curiosidades e informações sobre a data
  • Facebook

Confira algumas curiosidades sobre a criação do Dia do Amigo! 

Do lado esquerdo do peito, dentro do coração, a sete chaves. Dizem que este é o melhor lugar para se guardar um amigo. E, se a gente parar para pensar, não há sentimento mais nobre que esse: nutrir amizade por alguém. 

A amizade foi tema de poemas e discussões filosóficas. Ela recebeu canções de todos os ritmos e que contemplam todos os tipos de tribos. E, desde 1970, tem um dia todo dedicado à sua celebração. 

Mas, afinal, você sabe por que esse dia existe? E por que ele é comemorado nessa data? Se ainda não, este post é pra você! Abra a sua Conti Cola geladinha, relaxe e continue a leitura deste artigo e descubra o porquê que os amigos têm um dia apenas deles. 

Todo 20 de julho temos a oportunidade de expressar amor àquelas pessoas que tornam as nossas vidas mais ricas e significativas. É sobretudo uma data que serve como um lembrete do poder transformador que os amigos têm e da importância de cativar relacionamentos saudáveis e conexões genuínas. 

Não se sabe precisar a primeira vez que o termo foi usado pela humanidade, mas sabe-se que é uma das formas mais antigas de relacionamento humano. Ela foi tema entre as discussões de filósofos na Grécia Antiga, aparecendo em textos de Aristóteles e Sócrates, nos quais se discutia a importância da manutenção e da nutrição desse sentimento por alguém. 

E, embora esse tipo de conexão humana tenha milhares de anos, o Dia do Amigo ou o Dia da Amizade decorre de um evento contemporâneo e tem a ver com a chegada do homem à lua. 

Isso mesmo que você leu! Em 20 de julho de 1969, quando a missão Apollo 11 foi bem sucedida, levando a humanidade a dar um grande passo na conquista da lua, Enrique Ernesto Febbraro, um professor argentino, enxergou uma ótima oportunidade para nós fazermos amigos em outras partes do universo. 

A chegada do homem à lua foi um fato histórico que uniu as pessoas ao redor do mundo, inspirando um senso de camaradagem global. 

Nessa data, Edwin “Buzz” Aldrin, companheiro de viagem de Neil Armstrong, ao se preparar para caminhar na superfície lunar, levou uma placa de metal que continha uma mensagem especial gravada: Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na lua em julho de 1969, viemos em paz em nome de toda a humanidade

Junto da mensagem, havia os nomes de outros astronautas que perderam a vida em missões espaciais. Além disso, a placa foi deixada como um símbolo de amizade e união entre todos os seres humanos, um gesto que mostraria ao mundo que, apesar das diferenças culturais, políticas e geográficas, a amizade e a colaboração podem superar qualquer fronteira. 

Foi também o gesto que inspirou Ernesto a agitar a Argentina e a criar o Dia do Amigo, pois, um ano depois desse evento, diversas cidades por lá começaram a comemorar, ainda que não oficialmente, a data. 

Somente em 1979 é que o governo criou oficialmente o Dia do Amigo. E a data foi conquistando outros lugares: Uruguai, Peru, México e Brasil. 

Os amigos são tão importantes para o desenvolvimento de um ser humano, que até mesmo um estudo realizado pela Universidade de Oxford descobriu que os ter em nossa vida nos ajuda a aumentar a nossa tolerância à dor, além de nos expor a novas perspectivas, estimulando a nossa criatividade e a nossa inovação. E não apenas isso. 

Amigos são tão indispensáveis, que existem outras datas nas quais podemos comemorar, caso não possamos estar com os nossos no dia 20 de julho. 

Em 27 de abril, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data de 30 de julho para comemorar o Dia Internacional da Amizade. 

A ideia veio do médico Ramón Artemio Bracho, que fundou a Cruzada Mundial da Amizade, um programa que se dedicava a promover a boa convivência entre os povos. Então, essa data foi instituída pela ONU para promover a paz e o respeito à diversidade cultural. 

E, para nós que moramos no Brasil, ainda temos outra data não oficial para comemorarmos junto aos amigos, que é dia 18 de abril. Na verdade, não importa a data. Seja dia 18 de abril, seja 20 ou 30 de julho, o importante é termos amigos. E, claro, que todo dia pode ser um ótimo dia para celebrar este amor que nutrimos por cada um deles. 

E o que acha de chamar a turma para uma pizza? Não se esqueça de colocar a Conti Cola para gelar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *