Mostrar Aviso

Irmãos nos quadrinhos: conheça os mais famosos de todos os tempos

  • Facebook

Já falamos em outro post sobre os melhores games para jogar entre irmãos e agora chegou a vez de falar sobre alguns personagens que marcaram gerações nas histórias em quadrinhos.

Desde que o primeiro traço de tinta foi colocado no papel, os quadrinhos têm sido uma forma poderosa e cativante de contar histórias. As HQs têm uma longa e rica tradição de apresentar personagens icônicos que cativam leitores de todas as idades ao redor do mundo.

Entre esses personagens, alguns irmãos têm desempenhado papéis cruciais em inúmeras narrativas. Neste post, vou falar de alguns dos irmãos mais famosos dos quadrinhos, suas histórias e o impacto duradouro que tiveram na cultura popular.

Onde tudo começou…

As origens das histórias em quadrinhos remontam à antiguidade. Civilizações como os egípcios e os gregos usavam formas rudimentares de sequências de imagens para contar histórias. Os antigos hieróglifos egípcios e vasos gregos decorados com imagens narrativas são exemplos impressionantes dessa tradição.

No entanto, a forma moderna das HQs começou a tomar forma no final do século XIX e início do século XX. Os quadrinhos evoluíram em revistas e jornais, contando histórias de aventuras, humor e crítica social por meio de uma combinação de textos e ilustrações.

A década de 1930 viu o surgimento da Era de Ouro das HQs, que foi marcada pelo aparecimento de personagens icônicos como Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Capitão América. Esses super-heróis conquistaram os corações dos leitores e criaram a base para o gênero de super-heróis, que continua a prosperar até hoje.

Nos anos 1950, os quadrinhos enfrentaram desafios significativos com a crescente preocupação sobre seu conteúdo. Fredric Wertham, que foi um forte ativista contra, argumentava que as HQs estavam corrompendo a juventude norte-americana.

O que deu origem ao Comics Code Authority (CCA), um conjunto de regulamentos que censurava e controlava o conteúdo das histórias em quadrinhos.

Essa crise provocou uma mudança na indústria, com muitos títulos desaparecendo e outros se adaptando ao CCA. Super-heróis deram lugar a gêneros como terror, romance e ficção científica.

A década de 1960 marcou um renascimento dos super-heróis com a Marvel Comics liderando o caminho. A criação do Quarteto Fantástico por Stan Lee e Jack Kirby foi seguida pelo surgimento do Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Hulk e os X-Men. A Marvel trouxe complexidade aos personagens e abordou questões sociais, tornando-se um marco na história dos quadrinhos.

Na década de 1980, as HQs começaram a ganhar reconhecimento como uma forma de arte legítima. Graphic novels como “Watchmen” e “Maus” demonstraram a capacidade dos quadrinhos de abordar temas profundos e complexos.

Hoje, as HQs são uma forma global de narrativa, com uma influência crescente na cultura popular. Os mangás japoneses, por exemplo, conquistaram fãs em todo o mundo com suas histórias emocionantes e estilo de arte distintivo.

Depois dessa breve introdução, vamos à minha lista de irmãos mais famosos dos quadrinhos? Pega sua Conti Cola geladinha aí e segue a leitura do post.

Tartarugas Ninjas

Já vou começar essa lista com quatro irmãos que fizeram muito sucesso nos anos 90 e que estão com um filme novo em cartaz: Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo.

Com os nomes inspirados em grandes artistas italianos e criados por Kevin Eastman e Peter Laird, as Tartarugas Ninjas ganharam o mundo com um gibi publicado em 1984, que era para ser apenas uma história só.

Mas fez tanto, tanto sucesso, que dois anos depois a Palladium Books lançou um livro de RPG com aventuras ambientadas no mundo delas e em 1990 chegou seu primeiro filme às telonas de cinema.

Confira o trailer do novo filme aqui.

Thor e Loki

A dupla de deuses queridinha dos fãs da Marvel apareceu pela primeira vez como irmãos na revistinha Journey into Mistery, #85, publicada em outubro de 1962.

Nessa edição escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby, Thor é apresentado como o Deus do Trovão e Loki como seu meio-irmão adotivo, Deus da Travessura.

Inspirado na Mitologia Nórdica, Stan Lee acertou em cheio na Era de Prata dos quadrinhos e nos presenteou com esses dois personagens, que foram interpretados por Chris Hemsworth e Tom Hiddleston. Me conta depois qual é o seu preferido.

Wanda Maximoff e Pietro Maximoff

A Feiticeira Escarlate e Mercúrio também foram criados por Stan Lee e Jack Kirby, e apareceram pela primeira vez em 1964, na Uncanny X-Men #4.

Sua estreia nos quadrinhos foi ao lado dos vilões, como membros da Irmandade de Mutantes, um grupo liderado pelo Magneto, que os teria adotado.

Porém, como muitos fãs sabem, foi na edição #186 de The Avengers, criada por Mark Gruenwald e David Michelinie, que foi revelado que os irmãos eram, na verdade, filhos de Magneto.

Assim, como nos filmes A Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil, Wanda e Pietro abandonam a vida de vilões e passam a desempenhar papéis heróicos como membros dos Vingadores, ganhando os corações dos fãs do Universo Marvel.

Prova disso é a continuidade que temos do arco histórico da Feiticeira Escarlate, em Wanda Vision, e em aparições da personagem em outros filmes, como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Edward e Alphonse Elric

Eu não estou chorando, você que está? Será que dá para falar desses dois, mas sem tocar no delicado e quarto episódio de Fullmetal Alchemist: Brotherhood? Vou tentar.

Agora saindo um pouquinho do mundo dos quadrinhos de super-heróis e entrando nas páginas invertidas dos quadrinhos japoneses, Fullmetal Alchemist é um mangá shōnen, voltado para o público adolescente.

Foi escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa, dividido em 108 capítulos e serializado na revista mensal japonesa Monthly Shōnen Gangan, entre agosto de 2001 e junho de 2010. Ganhou publicação no formato tankōbon em 27 volumes pela editora Square Enix.

Mas vamos ao que interessa: a história. Nela, Edward e Alphonse Elric são dois irmãos alquimistas procurando um catalisador lendário muito conhecido pelos potterheads, a pedra filosofal.

Este objeto poderoso poderá ajudar a restaurar seus corpos, que foram perdidos numa tentativa de trazer a mãe deles de volta à vida por meio da alquimia. Juro que se eu contar mais, eu estrago. Confira o trailer da versão de anime mais querida pelos fãs.

Sue e Johnny Storm

Os irmãos Sue Storm e Johnny Storm, conhecidos como Mulher Invisível e Tocha Humana, fizeram sua primeira aparição juntos nos quadrinhos em “Fantastic Four” #1, publicado em novembro de 1961.

Também de criação de Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico foi o primeiro supergrupo da Marvel Comics e essa edição marcante introduziu os quatro membros da equipe, incluindo os irmãos.

Sue Storm é a irmã mais velha e possui o poder de se tornar invisível, já Johnny Storm, o irmão mais novo, pode se transformar em uma criatura feita de fogo, a Tocha Humana.

Esses personagens desempenharam papéis fundamentais nas histórias da Marvel desde então e são considerados alguns dos personagens mais icônicos do grupo.

Há a previsão de um novo filme do quarteto de heróis, mas se liga nas produções de 2005 e 2007.

Huguinho, Zezinho e Luisinho

Agora, vamos falar dos irmãos mais velhinhos da história dos quadrinhos da minha lista. Huguinho, Zezinho e Luisinho, também conhecidos como os Três Sobrinhos do Pato Donald, fizeram sua primeira aparição nos quadrinhos na história “Donald’s Nephews”, que foi publicada na revista “Donald Duck Sunday” #10, em outubro de 1937.

Esses personagens foram criados por Carl Barks, um dos mais renomados e influentes criadores de histórias em quadrinhos da Disney.

Desde então, Huguinho, Zezinho e Luisinho se tornaram personagens queridos e recorrentes nas histórias dos quadrinhos Disney, nas séries animadas e em outras mídias relacionadas. Eles são conhecidos por suas personalidades distintas e suas aventuras ao lado do Pato Donald e do Tio Patinhas em Ducktales: Os Caçadores de Aventuras.

E aí, gostaram da minha lista? Com quais desses irmãos de quadrinhos você e seu irmão mais se identificam? Para decidirem, o que vocês acham de curtirmos juntos o tempo e aproveitar para ler algumas histórias? Eu tô pronta, falta só a pipoca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados com *